29.OUT.2017

Neurologia Vascular

O Acidente Vascular Cerebral pode afetar qualquer um, com qualquer idade a qualquer momento.

A Campanha

Estima-se que 1 a cada 6 pessoas será vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) em algum ponto de sua vida. Responsável por aproximadamente 6,5 milhões de mortes por ano, o acidente vascular cerebral ocorre quando o fluxo de sangue para uma região do cérebro é interrompido de forma súbita.
 
A enorme mortalidade associada a essa doença já é motivo suficiente de preocupação e mobilização social. Entretanto, o problema é ainda maior quando se leva em consideração os 26 milhões de sobreviventes com algum grau de incapacidade residual, destes 70% incapazes de retornar ao trabalho, o que faz desta doença uma das principais causas de incapacidade permanente no mundo.
 
O Dia Mundial de Combate ao AVC (World Stroke Day) é uma oportunidade anual de conscientização e consolidação de ações comprometidas com a redução do impacto do AVC em nível local, regional e mundial. Promovido pela World Stroke Organization, a data é marcada no dia de hoje 29 de outubro e frequentemente envolve atividades durante toda a semana que a precede.

A  campanha de 2017 está focada na conscientização quanto a fatores de risco e prevenção. Envolvendo indivíduos, famílias, comunidades, profissionais de saúde e governos quanto a fatores de risco e ações para prevenção do AVC.
 
Qual o seu risco de AVC?
 
Já existem aplicativos que permitem de forma rápida a previsão de seu risco de AVC nos próximos 5 ou 10 anos. O Stroke Riscometer é um aplicativo apoiado pela Worl Stroke Organisation. Disponível em inglês. Confira em: 
https://www.strokeriskometer.com
 
A Campanha no Mundo
 
No site da campanha - World Stroke Campaign  as ações programadas no dia de hoje foram mapeadas e podem acompanhar o que acontece em todo o mundo!!  No Brasil, a Rede Brasil AVC coordena as ações da campanha, inclusive recebendo em 2012 o prêmio de melhor campanha.
 

 
 
Todos nós temos boas razões para nos prevenir contra o AVC, e 90% de todos os fatores de risco são ligados a 10 comportamentos que podem ser modificados.
 
Como reduzir seu risco de AVC
 
 
 
 

Autor

Dr. Gabriel Pereira Braga

O Dr. Gabriel Pereira Braga é consultor em Neurologia Vascular do Neurodrops. É graduado em Medicina e fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Fez residência em Neurologia e Doutorado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, onde foi Responsável Técnico e Coordenador da Unidade de AVC por 5 anos.
Atualmente, é neurologista assistente e responsável pelo Ambulatório de Neurovascular do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e atende no AVCCENTER Neurologia. É Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), e vice-coordenador do Departamento Científico de Neurossonologia da ABN.

Compartilhe esse artigo

compartilhar-facebook compartilhar-twitter compartilhar-linkedin

Site desenvolvido por: